Por 19 votos favoráveis, os deputados estaduais de Roraima aprovaram a prorrogação do processo de liquidação da Companhia Energética de Roraima (Cerr) até 31 de dezembro. A votação do Projeto de Lei nº 189/2025, de autoria do Poder Executivo, ocorreu nesta segunda-feira (18), em sessão extraordinária na Assembleia Legislativa (ALERR).

A medida estende o prazo previsto anteriormente pela Lei nº 2.206/2025, que estabelecia o encerramento da companhia para 30 de junho. A proposta visa garantir mais tempo para a quitação de dívidas remanescentes e assegurar segurança jurídica à extinção da estatal, além da redistribuição de 189 servidores para órgãos da administração direta ou indireta.

Durante a sessão, o presidente da ALERR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), reforçou o compromisso com a preservação dos empregos dos servidores.

“Desde o início do processo, apresentamos propostas em defesa dos trabalhadores. São pais de família que contribuíram para o desenvolvimento do Estado”, afirmou.

O deputado Gabriel Picanço (Republicanos) destacou que a falência da empresa foi agravada pela inadimplência de prefeituras e câmaras municipais após a Cerr deixar de atender Boa Vista e concentrar seus serviços no interior.

Servidores da companhia acompanharam a votação no plenário. A vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas de Roraima (Stiurr), Jane Lima, afirmou que a categoria vive um momento de apreensão, mas confia no apoio do Legislativo.