O ex-prefeito de Iracema Jairo Ribeiro (Republicanos) foi preso em flagrante nesta sexta-feira (1º) pela Polícia Federal, durante a Operação Voto de Cabresto. Ele é investigado por corrupção eleitoral, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
A ação, em Iracema e Boa Vista, tem como foco a compra de votos no município do sul de Roraima. Além de Jairo, foram alvo da operação a atual prefeita Marlene Saraiva (Republicanos), dois vereadores reeleitos e um cunhado da gestora.
Durante o cumprimento dos mandados, os agentes encontraram uma lista com nomes de possíveis eleitores, além de dinheiro em espécie. O material reforça os indícios de envolvimento de Jairo Ribeiro em práticas de lavagem de dinheiro.
O ex-prefeito foi levado à Superintendência da Polícia Federal, em Boa Vista, onde aguarda audiência de custódia.
A PF informou que o grupo movimentou cerca de R$ 400 mil durante o período eleitoral, utilizando empresas de fachada para transferências via Pix a candidatos aliados, que, por sua vez, repassavam os valores a eleitores.
As investigações também revelam que parte dos pagamentos foi feita em espécie e, em alguns casos, os eleitores eram coagidos a filmar seus votos como forma de comprovação — o que fere gravemente o sigilo do voto.
