O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) afirmou nesta quarta-feira (3) que Roraima pode colocar o Brasil no centro da disputa global por minerais estratégicos, após a descoberta de rochas e argilas com altíssima concentração de elementos de terras raras no município de Caracaraí, no sul do Estado.
A área analisada, conhecida como Complexo Minerário Barreira, está localizada em uma propriedade rural privada, a cerca de 140 quilômetros de Boa Vista, e tem mais de 100 mil hectares.
Pesquisadores do curso de Geologia da Universidade Federal de Roraima (UFRR) estudam a viabilidade de uma jazida no local, que apresenta concentrações de terras raras até cinquenta vezes superiores às médias convencionais.
Segundo o senador, os estudos apontam que essa pode ser a maior concentração de terras raras já identificada no mundo, o que colocaria o Brasil em posição estratégica no setor.
“Se o Nordeste teve o ciclo do pau-brasil e da cana, o Sudeste da mineração e da industrialização e o Centro-Oeste da agricultura, agora chegou a vez da Região Norte. Chegou a vez de Roraima e do Brasil”, declarou.
As terras raras são um grupo de 17 elementos químicos fundamentais para o desenvolvimento de tecnologias como celulares, turbinas eólicas, painéis solares, veículos elétricos e sistemas de defesa.
Mecias também destacou que a área estudada está a mais de 60 km de terras indígenas e mais de 50 km de áreas de preservação ambiental, o que reduz os riscos socioambientais.
Ele defendeu que a exploração do potencial mineral seja tratada como prioridade estratégica de Estado, com legislação adequada e fiscalização rigorosa.