Uma pesquisa nacional feita em 19 aeroportos do país, incluindo o de Boa Vista, revelou que a maioria dos passageiros que enfrentam problemas com companhias aéreas não recorre à Justiça para resolver as falhas.
As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (29) pelo Ministério Público de Roraima (MPRR).

O levantamento foi realizado pela Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON), entre os dias 12 e 25 de agosto, e ouviu 986 passageiros logo após seus voos, para evitar distorções de memória e garantir a precisão dos relatos. Em Boa Vista, a pesquisa ocorreu entre 12 e 14 de agosto, com participação do promotor de Justiça Adriano Ávila e representantes de órgãos de defesa do consumidor.

Dos entrevistados, 472 relataram problemas em voos desde 2023. Desses, mais de 80% não chegaram a acionar a Justiça, tentando resolver as falhas diretamente com as companhias ou por meio dos órgãos de defesa do consumidor.

Entre os que buscaram os tribunais, quase 30% relataram ter vencido todas as ações, enquanto 15% afirmaram ter mais vitórias do que derrotas. Apenas cerca de 10% perderam totalmente. Em 36% dos casos, os processos ainda estão em andamento.

Para o promotor Adriano Ávila, o estudo mostra que os passageiros estão insatisfeitos, mas evitam judicializar os conflitos. A pesquisa, segundo ele, reforça a necessidade de melhorias no atendimento ao consumidor por parte das companhias aéreas.