A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) começou a oferecer gratuitamente a emissão da carteira de identidade para animais domésticos. O serviço foi lançado na sexta-feira (17) durante ação da Carreta dos Direitos, no bairro Nova Canaã, em Boa Vista.
O documento tem validade nacional e pode ser utilizado em atendimentos veterinários, vacinação e viagens. Segundo a DPE, o objetivo é facilitar a identificação dos pets e ampliar o acesso a serviços.
Cinthya Guivara, servidora da Defensoria Itinerante, destacou que o cadastro funciona como um RG animal.
“É muito importante para quem é tutor de pet, porque se trata de um registro nacional. A pessoa consegue apresentar essa carteira de identidade do animal em todo o território brasileiro”, explicou.
A dona de casa Katiane Rodrigues, de 45 anos, aproveitou a ação para cadastrar sua cadela, Mel.
“Vimos que estavam fazendo o cadastro dos animais e aproveitamos. Eu acho muito bom, porque fica mais próximo da gente. Assim não precisamos nos deslocar até os locais onde normalmente são feitos os atendimentos”, afirmou.
A pedagoga Joana da Silva, de 67 anos, também participou. Ela levou seu gato, Pretinho, após ouvir sobre a ação no rádio.
“No começo, até pensamos que era uma ação de vacinação, mas depois vimos que era para identificação dos animais, o que também é muito importante, porque eles fazem parte da família”, contou.
Além das ações itinerantes, o atendimento está disponível na Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da DPE-RR, localizada na Avenida Nossa Senhora da Consolata, 613, no Centro. O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h.
Para fazer o cadastro, é necessário apresentar RG, CPF, dados do animal (nome, raça, cor, data e local de nascimento), foto digital e ter uma conta ativa no Gov.br.
