A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) aprovou nesta quinta-feira (21) a indicação do senador Mecias de Jesus (Republicanos) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR). A indicação partiu do governador Antonio Denarium (PP), que agora deve formalizar a nomeação para a vaga vitalícia.
A votação ocorreu durante a sessão plenária da tarde, com 23 deputados presentes. Destes, 22 votaram a favor da indicação, em votação secreta feita por cédulas. O senador acompanhou a sessão do plenário.
Pela manhã, Mecias havia sido sabatinado por uma comissão especial composta pelos deputados Soldado Sampaio (Republicanos), Marcos Jorge (Republicanos), Jorge Everton (União), Renato Silva (Podemos) e Chico Mozart (Progressistas), tendo sido aprovado de forma unânime.
A vaga foi aberta após a aposentadoria do conselheiro Manoel Dantas, em junho deste ano. Pelo regimento, a função pode ser preenchida por indicação do governador, com aprovação do Legislativo.
Mecias é senador por Roraima desde 2019, após exercer seis mandatos consecutivos como deputado estadual, totalizando 24 anos na ALERR. Ele também foi condenado por enriquecimento ilícito no Escândalo dos Gafanhotos, maior esquema de corrupção já registrado no Estado.
Em abril de 2024, foi alvo de uma operação da Polícia Federal, que apreendeu R$ 50 mil em espécie em seu carro, em Alto Alegre. A apreensão ocorreu após denúncias de compra de votos na eleição suplementar para prefeito. O senador negou qualquer ilegalidade.
Se for confirmado como conselheiro, Mecias deve renunciar ao Senado. Sua suplente é Roberta Leontina Xisto Acioly, cirurgiã-dentista.