A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) participou, na quinta-feira (23), da V Assembleia Extraordinária dos Tuxauas do povo Wai Wai, realizada no Malocão Comunitário Makará, na Terra Indígena Wai Wai, em Caroebe, interior de Roraima.

O encontro segue até este sábado (25) e tem como foco o fortalecimento da autonomia e do protagonismo indígena na gestão dos territórios.

Durante o evento, a presidente da Funai, Joenia Wapichana, apresentou informações sobre o processo de reestruturação do órgão e destacou a importância do diálogo direto com as comunidades na formulação de políticas públicas.

“Por meio de muita luta e esforço junto ao governo federal, conseguimos incluir 502 vagas no concurso para a Funai, sendo 30% reservadas a indígenas. Isso representa um avanço significativo na representatividade institucional”, afirmou.

Joenia ressaltou que a Funai atende cerca de 110 mil indígenas em mais de 300 comunidades por meio da Coordenação Regional Roraima. Ela também defendeu que a reconstrução da Funai deve seguir as demandas e estratégias dos povos indígenas, reforçando o direito à autodeterminação.

A diretora de Direitos Humanos e Políticas Sociais da Funai, Pagu Rodrigues, acompanhou a agenda.