A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) mantém atendimento virtual e presencial para casos urgentes entre este sábado (14) e a Quarta-feira de Cinzas (18). Durante o período, o órgão também realiza a campanha virtual “Defensoria na Folia 2026”, com orientações e alertas nas redes sociais.

A iniciativa busca ampliar o acesso à informação e incentivar a denúncia, principalmente em casos de assédio e violência, que costumam aumentar em períodos de grande circulação de pessoas. A DPE reforça que vítimas podem buscar apoio por canais oficiais.

O atendimento para situações urgentes ocorre pelo WhatsApp (95) 98419-5274. Também haverá plantão presencial, das 8h às 14h, na sede da Defensoria Pública Criminal, localizada na Rua Soldado PM Arineu Ferreira Lima, nº 1415, no bairro Caranã, em Boa Vista.

Segundo a defensora pública Tatyane Alves, qualquer conduta sem consentimento é crime.

“Qualquer atitude que desrespeite a vontade da pessoa é crime. A vítima pode procurar a defensoria, que fará os encaminhamentos necessários aos órgãos competentes, para garantir os procedimentos legais e a responsabilização do agressor”, afirmou.

Durante o Carnaval, denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelo número 180. Em casos de emergência, a Polícia Militar atende pelo 190; a Polícia Civil pelos números 197 e 181; e a Patrulha Maria da Penha pelo telefone (95) 98414-4413.