Arthur Henrique (PL) foi o candidato mais votado na eleição suplementar para o governo de Roraima realizada neste domingo (21), com 160.004 votos, o equivalente a 60,87% dos votos válidos. Apesar da vitória nas urnas, a candidatura permanece sub judice e o resultado definitivo depende de julgamento nas instâncias superiores.
A chapa formada por Arthur Henrique e Subtenente Velton superou a do governador interino Soldado Sampaio e Tayla Peres, do Republicanos, que recebeu 93.897 votos (35,72%). A disputa também contou com Nelita Frank (PT).
O registro de candidatura do ex-prefeito de Boa Vista foi barrado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) após decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou o cumprimento dos prazos de desincompatibilização previstos na Lei Complementar nº 64/90.
Arthur recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas o recurso ainda não foi julgado. Enquanto isso, os votos recebidos por ele permanecem registrados na condição de sub judice.
O presidente do TRE-RR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, informou que o resultado não será proclamado até que haja definição sobre a validade da candidatura.
“Considerando que seu registro de candidatura permanece sob apreciação das instâncias superiores, os votos atribuídos ao referido candidato permanecem registrados na condição de sub judice, conforme estabelece a Lei das Eleições. Desta forma, a proclamação definitiva do resultado da eleição depende da conclusão do julgamento pelos tribunais competentes”, afirmou.
Até a conclusão do processo, Soldado Sampaio segue no comando do estado de forma interina.
