Roraima deve receber 3.490 doses da nova vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), segundo informou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (2). O imunizante, distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é destinado a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez para proteção de recém-nascidos contra bronquiolite.

O lote integra a remessa inicial de 673 mil doses enviadas aos estados. O Distrito Federal foi o primeiro a receber as unidades. Em Roraima, a previsão é que as vacinas cheguem nesta quarta-feira (3), por transporte aéreo, rodoviário ou multimodal, conforme a logística estadual.

A compra total soma 1,8 milhão de doses.

“Esse é mais um passo decisivo para proteger gestantes e recém-nascidos de uma das infecções respiratórias mais graves do período neonatal”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A disponibilização da vacina no SUS foi viabilizada por acordo entre o Instituto Butantan e o laboratório produtor, que permitirá a transferência de tecnologia e futura fabricação no Brasil.

O VSR é responsável por 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos. Em 2025, até 22 de novembro, o país registrou 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pelo vírus, a maioria em crianças menores de dois anos.

A vacinação é indicada para todas as gestantes a partir da 28ª semana, com dose única a cada nova gravidez. A aplicação pode ocorrer junto às vacinas contra influenza e covid-19. Estudos clínicos demonstraram eficácia de 81,8% na prevenção de quadros graves nos primeiros 90 dias de vida dos bebês.