Roraima foi o estado brasileiro com maior volume de buscas pelos termos “Venezuela” e “Maduro” no Google nos primeiros dias de janeiro, segundo levantamento do Instituto Nexus. Na sequência, aparecem Amazonas e Distrito Federal.
Segundo o mapeamento, no período analisado, até 7 de janeiro, o nome do ditador venezuelano Nicolás Maduro atingiu um pico de buscas superior ao do termo “Venezuela”. Esse ápice ocorreu às 8h de 3 de janeiro, horas após o ataque dos Estados Unidos à Venezuela, que culminou na retirada à força de Maduro do poder.
Roraima abriga o município de Pacaraima, principal porta de entrada de venezuelanos no Brasil. Após a captura de Maduro por militares norte-americanos, autoridades venezuelanas fecharam as fronteiras na manhã do último sábado.
O levantamento da Nexus também analisou a repercussão do tema nas redes sociais. Na manhã da quarta-feira (8), às 9h, “Venezuela” ocupava a oitava posição entre os assuntos mais comentados do Brasil na plataforma X, antigo Twitter, com 42,2 milhões de menções.
O nome do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aparecia em 11º lugar, com 55 milhões de menções. Segundo a Nexus, a classificação considera fatores como novidade, velocidade de disseminação, engajamento e personalização.
Com informações de Veja
