GERALRORAIMA

DIA D: forças de segurança de Roraima promovem ações educativas de combate à violência contra mulher

Nesta quarta-feira (7), em um desdobramento da Operação Shamar, iniciada em 1º de agosto em todo o território nacional, as forças de segurança pública de Roraima participam do Dia D da ação integrada de combate à violência doméstica, familiar e ao feminicídio, coordenada no Estado pela Secretaria da Segurança Pública (Sesp).

Em nível nacional, os trabalhos são coordenados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Durante o dia, além da intensificação das ações repressivas pelas polícias de Roraima, haverá palestras educativas em escolas da capital e do interior e panfletagem.

A distribuição de flyers será na Praça do Centro Cívico e terá apoio da Polícia Militar, coordenada pelo Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

O titular da Sesp, Ellan Wagner, afirmou que as forças de segurança estaduais estão trabalhando de forma integrada para atingir resultados satisfatórios no combate a este tipo de violência. Ele explicou que, nesta quarta-feira, as instituições ligadas à segurança pública se mobilizam em todo o Brasil para a efetivação do Dia D da Operação Shamar.

“Essas operações intensificadas com o apoio de todas as forças do Estado são fundamentais para reduzir os índices de criminalidade e violência em Roraima. Além da Shamar, só neste ano já realizamos as operações Átria, Caminhos Seguros e Virtude, e teremos outras até o fim do ano”, disse.

Prevenção

Durante o Dia D da Operação Shamar, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) da Polícia Civil ministrará palestras educativas, sensibilizando estudantes da rede estadual sobre a importância do combate à violência doméstica.

Integração

Os trabalhos da Operação Shamar são coordenados em Roraima pela Sesp com apoio do Departamento de Inteligência (Deint), das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros (CBMRR), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público (MPRR), Tribunal de Justiça (TJRR) e ainda de conselhos tutelares, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e outras organizações não governamentais.

Denúncias

A população pode auxiliar as forças de segurança por meio de denúncias feitas ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) pelo telefone 181 (Disque-Denúncia), ou pelos números 190 (PMRR) e 193 (CBMRR).

Também é possível entrar em contato pelo WhatsApp (95) 2121-0150, por onde as denúncias podem ser feitas via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

O sigilo e o anonimato da denúncia são garantidos.