POLÍCIARORAIMA

PRF apreende mais de uma tonelada de cassiterita em veículo na BR-174; motorista conseguiu fugir

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta segunda-feira (29), mais de uma tonelada de cassiterita na BR-174, no município de Boa Vista. As informações foram divulgadas pela instituição nesta terça (30).

Durante policiamento na rodovia, o condutor de uma picape fugiu ao ver a fiscalização policial. Após perseguição por cerca de 15 quilômetros, o veículo foi encontrado, mas o motorista conseguiu escapar.

Os policiais encontraram no veículo diversos sacos contendo cassiterita, proveniente de garimpo ilegal, totalizando 1.350 quilos do minério.

O veículo e a mercadoria foram levados para a Polícia Federal.

Terra Yanomami

Em 20 de julho, as Forças Armadas desarticularam duas áreas de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY) em Roraima, durante uma missão denominada “Xaraka 2” (flecha, no dialeto Yanomami), quando foram encontrados 200 quilos de cassiterita, o chamado “ouro negro”, em sacos e aproximadamente uma tonelada do mineral em montes no terreno.

Os alvos da ação estavam na região de Waikás, a aproximadamente 300 km de Boa Vista, no interior da TIY, às margens do Rio Uraricoera.

A cassiterita é um metal muito procurado por ser usado para diversas finalidades. É a partir dela que são feitas as folhas usadas na fabricação de latas de alimentos, no acabamento de carros, fabricação de vidros e até na tela dos celulares.