Uma operação integrada das forças de segurança pública de Roraima resultou na prisão de um dos principais líderes de uma facção criminosa e na desarticulação de seu núcleo no município de Rorainópolis, região sul do Estado. A ação ocorreu na quinta-feira (16) e foi divulgada neste sábado (18) pela Polícia Civil.
O suspeito preso tem 25 anos e é apontado como o “geral do estado” na hierarquia da facção, com função de coordenar os integrantes dentro e fora do sistema prisional. Outras duas pessoas, de 27 e 34 anos, também foram detidas.
De acordo com a polícia, dois dos presos participaram do furto de armas, munições e equipamentos táticos pertencentes a um policial. Os materiais teriam sido oferecidos a outros membros da organização.
Durante a operação, foram apreendidos cerca de 2,8 kg de entorpecentes — entre pasta base de cocaína, cocaína pura e skunk — além de munições, carregadores, algema do policial e sete bilhetes com ordens da facção, conhecidos como “catataus”.
Segundo o delegado de Rorainópolis, Hans Hellebrandt, a investigação revelou que os suspeitos operavam uma residência como ponto de venda de drogas, sob ordens de líderes presos.
“Essa prisão representa um duro golpe contra a facção e um avanço significativo para a segurança da população”, afirmou.
Os presos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, organização criminosa e posse de munição de uso restrito. Após a lavratura do auto, foram encaminhados para audiência de custódia.
A operação foi conduzida pela Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, Polícia Penal e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO).
