A Polícia Civil de Roraima (PCRR), por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC), deflagrou nesta terça-feira (29) a Operação Vitrine Fake, para combater um esquema de fraude eletrônica via redes sociais. A ação policiail aconteceu nos municípios de Fortaleza e Horizonte, no Ceará, com apoio de policiais civis cearenses.

O alvo da operação foi um casal de 19 e 23 anos, investigado por criar um perfil falso no Instagram (@rr_importss___) com cerca de cem mil seguidores, usado para anunciar a venda de celulares, especialmente iPhones, a preços abaixo do mercado. Após o pagamento pelas vítimas, os produtos não eram entregues.

As investigações começaram em fevereiro deste ano, após duas vítimas em Roraima registrarem boletins de ocorrência. A apuração identificou também vítimas nos estados do Pará e de Pernambuco. Com base nas provas, a Justiça autorizou mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de dispositivos eletrônicos dos investigados.

“O golpe tem características de crime interestadual e atinge vítimas em diversos estados. A cooperação entre as polícias foi essencial para o sucesso da ação”, afirmou o delegado Eduardo Patrício, responsável pela investigação.

A Justiça também determinou a suspensão do perfil @rr_importss___, utilizado para aplicar os golpes. O delegado orientou que possíveis vítimas entrem em contato com a DERCC pelo número (95) 98410-4846.