A Delegacia Geral de Homicídios (DGH) realizou, nesta quarta-feira (19), a segunda fase da Operação Afluência, voltada para o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária relacionados a investigações de assassinatos atribuídos a um grupo criminoso.

Segundo o delegado Luís Fernando Zucchi Lebed, que coordenou a ação, as ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara do Tribunal do Júri de Boa Vista após parecer favorável da 2ª Promotoria do Júri. A operação contou com apoio do Departamento de Inteligência (Deint) da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Roraima e do Grupo de Resposta Tática (GRT).

Também participaram das equipes os delegados titulares da DGH, João Evangelista; do Núcleo de Investigação de Pessoa Desaparecida (NIPD), Jean Daniel; e Carlos Henrique, da própria DGH.

Os mandados foram cumpridos em endereços ligados a três suspeitos venezuelanos investigados pelo assassinato de Antony Kamil Vivas Mendoza, ocorrido em 22 de setembro. Nenhum deles foi localizado, e as buscas continuam.

As ações ocorreram nos bairros Canarinho, Araceli, Senador Hélio Campos, São Bento e Cambará. No local, os policiais recolheram documentos, aparelhos eletrônicos e outros materiais que serão encaminhados para análise.

De acordo com o delegado Luís Fernando Zucchi Lebed, o material apreendido pode ajudar não só na investigação do caso, mas também em outros inquéritos em andamento.

“A Operação Afluência representa mais um esforço concentrado no combate aos homicídios ligados às facções criminosas e na consolidação das provas. Os materiais coletados hoje serão essenciais para avançarmos nas investigações”, afirmou.