A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (22), a Operação Escama para apurar irregularidades na execução de um contrato destinado ao fornecimento de merenda escolar para a rede estadual de ensino em Roraima, com recursos do Fundeb. Um empresário é suspeito de comandar um esquema fraudulento que pode ter causado prejuízos superiores a R$ 11 milhões.

Segundo as investigações, os alimentos entregues estavam em desacordo com o que foi contratado, comprometendo a qualidade da alimentação oferecida aos estudantes. As empresas venciam licitações para fornecer os produtos à Secretaria Estadual de Educação (Seed), mas entregavam itens de qualidade inferior ou diferentes dos previstos.

Há indícios de que a empresa investigada funciona como fachada, sem estrutura adequada para executar o contrato firmado com o governo estadual.

A PF cumpriu três mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao empresário e no Departamento de Apoio ao Educando (DAE), setor ligado à Seed. As ordens foram expedidas pela Justiça Federal.