A Polícia Federal (PF) prendeu uma pessoa e realizou buscas em quatro endereços de Boa Vista nesta quarta-feira (8), durante a terceira fase da Operação Nacional Proteção Integral. A iniciativa, deflagrada em todos os estados do país, tem como foco o combate a crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes, especialmente aqueles praticados em ambientes virtuais.

Em Roraima, a medida judicial de prisão foi preventiva. A identidade da pessoa detida não foi divulgada. Os alvos das buscas também não foram detalhados pela corporação.

Coordenada pela PF, a mobilização envolve esforços conjuntos das forças de segurança para reprimir crimes cibernéticos que violam os direitos de menores. No total, estão sendo cumpridos 182 mandados de busca e apreensão e 11 ordens de prisão preventiva em várias unidades da federação.

Até o início da manhã, o balanço nacional registrava 49 prisões em flagrante, além de dois adolescentes apreendidos e duas vítimas resgatadas. A força-tarefa reúne 617 agentes federais e 273 policiais civis de 16 estados.

Esta é a terceira etapa da Operação Proteção Integral, que já teve fases anteriores em março e maio deste ano. O trabalho reforça a atuação contínua da PF no enfrentamento a crimes sexuais envolvendo o público infantojuvenil.

De janeiro a setembro de 2025, a Polícia Federal já cumpriu mais de 1.630 mandados de prisão contra condenados por delitos dessa natureza em todo o Brasil.

A corporação também reforça a importância de pais e responsáveis acompanharem o uso da internet por crianças e adolescentes, promovendo o diálogo sobre riscos e orientando sobre como agir diante de abordagens suspeitas. Segundo a PF, prevenção e informação são ferramentas fundamentais para garantir a segurança dos menores.