Um jovem de 27 anos foi preso em flagrante nesta sexta-feira (10) em Pacaraima, no norte de Roraima, durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão da Operação Pharos 2. A ação faz parte de uma mobilização nacional contra crimes de abuso sexual infantojuvenil na internet, coordenada pela Polícia Civil do Paraná, com apoio das polícias civis de 17 estados, do Distrito Federal e de órgãos internacionais.

Em Roraima, a operação foi realizada pela Polícia Civil do estado, por meio da delegacia de Pacaraima e do Núcleo de Inteligência. O investigado é morador da Comunidade Sorocaima. De acordo com a investigação, ele armazenava conteúdo de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes em seu celular.

Segundo o delegado Robin Felipe, responsável pela ação no município, os policiais encontraram no aparelho imagens e vídeos de meninas que aparentam ser menores de idade. Após análise do material, o jovem foi autuado em flagrante, conforme previsto no artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“Diante do material localizado no celular, fizemos a condução do suspeito e a autuação em flagrante. Esse tipo de crime, além de gravíssimo, passou a ser considerado hediondo desde 2024, o que impede o pagamento de fiança”, explicou o delegado.

O investigado será apresentado ainda nesta sexta-feira em audiência de custódia. O celular apreendido será encaminhado para extração de dados, que devem subsidiar a continuidade das investigações.

A operação teve origem no Paraná, após a análise de um dispositivo eletrônico apreendido com um indivíduo que comercializava material de abuso sexual infantil. A partir das informações encontradas, foram identificados suspeitos em vários estados, incluindo Roraima.

A ação também contou com apoio técnico do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), vinculado à Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e da agência norte-americana Homeland Security Investigations (HSI).