Seis homens foram detidos neste domingo (7) após uma tentativa de roubo de 36 animais em uma fazenda localizada na vicinal 3 do Roxinho, zona rural de Iracema, ao sul de Roraima. Dois deles foram flagrados pela Polícia Militar no momento da ação, enquanto outros quatro também acabaram conduzidos à delegacia.

A PMRR foi acionada após denúncia de que dois homens armados estavam na propriedade em um veículo de passeio, acompanhados de dois caminhões boiadeiros. Os suspeitos, de 44 e 51 anos, afirmaram aos policiais que cumpriam uma ordem judicial contra o proprietário, mas apresentaram apenas uma decisão impressa, sem documento oficial que autorizasse a retirada do gado.

Durante a abordagem, os militares encontraram um simulacro de arma de fogo e um colete balístico com um dos suspeitos. Com o outro, apreenderam pouco mais de R$ 7 mil. Os caminhões transportavam 22 vacas, 11 bezerros, um touro e dois cavalos. Os motoristas também foram conduzidos à delegacia.

Na unidade policial, estavam outros dois suspeitos detidos pela Polícia Civil. Uma testemunha contou que os dois primeiros homens já haviam ido à fazenda na quinta-feira anterior, quando se passaram por policiais e afirmaram investigar o proprietário.

Ao retornar no domingo, a testemunha encontrou a casa e o portão arrombados, além de energia e internet desligadas para impedir comunicação. Mesmo com a chegada do proprietário, os caminhões deixaram o local levando os animais e uma caminhonete Chevrolet S10.

O dono relatou ter tentado impedir a saída, mas afirmou ter sido ameaçado com uma arma por um dos suspeitos, que voltou a se identificar como policial. Todos os seis homens foram conduzidos à delegacia de Iracema, onde o caso segue em investigação.