A Polícia Civil prendeu, nesta quarta-feira (26), um homem de 47 anos que estava na lista de difusão vermelha da Interpol por crimes cometidos no Acre em 2005. A captura foi realizada por equipes do Núcleo de Inteligência (NI) e da Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter), em apoio à Polícia Civil acreana.
Segundo o chefe do NI, Ricardo Pedrosa, a polícia do Acre recebeu informação recente de que o foragido estaria escondido em Roraima e solicitou apoio para localizá-lo. Após diligências, o homem foi encontrado na vicinal 14 do Projeto de Assentamento (PA) Caferan, na zona rural de Cantá, onde mantinha rotina discreta para evitar ser identificado pelas forças de segurança.
Conforme as investigações repassadas pelo Acre, o crime ocorreu em 2 de março de 2005, no bairro Calafate, em Rio Branco. O homem ameaçou e abusou da enteada de 9 anos, aproveitando-se da posição de padrasto e da relação de confiança dentro da família. Depois da denúncia feita pela mãe da vítima, o acusado passou a ameaçá-la de morte, deixando a família em clima constante de medo.
Ele fugiu logo após o crime e não foi mais localizado. Em 2008, a Justiça do Acre expediu mandado de prisão preventiva, que permaneceu em aberto por quase 20 anos. Após ser preso em Roraima, o homem foi levado à sede da Polinter para formalização do mandado. A polícia acreana foi notificada para providenciar o recambiamento.
