Thiago Lopes, de 23 anos, foragido da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), foi recapturado nesta segunda-feira (8) na região de garimpo Marudir, na Guiana. A prisão ocorreu após uma tentativa de homicídio no local. Ele foi levado para a cidade guianense de Lethem e entregue à Guarda Civil Municipal de Fronteira (GCMFron).
O criminoso havia fugido em 27 de novembro de 2024, ao pular o muro da unidade prisional. Lopes foi preso em flagrante em 2021 por roubo à mão armada e posteriormente condenado a 18 anos e 9 meses de prisão em regime fechado por cometer o mesmo crime quatro vezes.
Segundo o chefe da Divisão de Captura (Dicap), Osny Siqueira da Costa, Lopes era especialista em roubar caminhonetes, especialmente da marca Toyota, fazendo as vítimas reféns durante os crimes. Ele recebeu progressão de regime para o semiaberto após dois anos preso e, mais tarde, o benefício do livramento condicional. No entanto, reincidiu no crime, e o benefício foi suspenso.
O titular da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), Hércules Pereira, destacou o trabalho de inteligência integrado com a GCMFron de Bonfim e demais forças de segurança, que já monitoravam a área onde Lopes foi encontrado.