A Polícia Federal prendeu quatro venezuelanos em flagrante por estelionato previdenciário na segunda-feira (8), durante fiscalização de rotina em Pacaraima, na fronteira de Roraima com a Venezuela. De acordo com informações divulgadas nesta terça-feira (9), os detidos recebiam indevidamente o Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS), mesmo residindo fora do país.

Segundo a PF, os estrangeiros apresentaram informações falsas de residência no Brasil para obter o benefício, que é destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social residentes em território nacional.

Os quatro seguem à disposição da Justiça.

As prisões ocorrem menos de uma semana após uma ação semelhante, quando outros cinco cidadãos venezuelanos foram presos pela PF, na quarta-feira (3), também por fraudes relacionadas ao BPC. Na ocasião, veículos estrangeiros vinculados às investigações também foram apreendidos.

A operação integra uma estratégia permanente da PF para combater crimes transfronteiriços e coibir o uso indevido de políticas sociais federais na região de fronteira.