MUNDO

Pólen pode transportar a covid-19?

Um novo estudo internacional publicado na revista científica PNAS, diz que o pólen no ar contribui para o aumento da taxa de infecção da COVID-19, dificultando a resposta imune do corpo humano. Embora o pólen não espalhe o vírus, ele inibe a liberação de substâncias de sinal que desencadeiam a resposta imune, apontou a pesquisa. 

Os cientistas descobriram que, sem lockdown, um aumento da abundância de pólen em 100 pólen/m3 resultou em um aumento médio de 4% nas taxas de infecção. Pessoas, incluindo as não são alérgicas, são afetadas, e o efeito é causado não apenas pelo pólen alergênico, mas também por outros tipos. 

O lockdown fez com que o efeito do pólen fosse reduzido pela metade, mesmo assim ainda havia uma conexão significativa entre o conteúdo do pólen e o número de infecções. 

Para minimizar o risco de infecção, todas as pessoas, especialmente aquelas que pertencem a um grupo de risco, devem prestar atenção ao pólen, usando uma máscara de FFP2, não abrir janelas durante períodos com altas concentrações de pólen no ar, lave o cabelo ao chegar em casa, troque de roupa e lave fronhas e outras roupas de cama com frequência, use aspirador de pó com frequência e não pendure roupas para secar ao ar livre.  

Lembrando que os animais de estimação que ficam do lado de fora podem levar pólen para dentro de casa. 

Deixe um comentário