Gestantes a partir da 28ª semana de gravidez já podem receber, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Boa Vista, a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por grande parte dos casos de bronquiolite em bebês. A imunização está disponível em todas as unidades do município.
O objetivo da vacinação é proteger recém-nascidos nos primeiros meses de vida, período em que a bronquiolite costuma apresentar quadros mais graves. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o VSR está associado a cerca de 40% dos casos de pneumonia e 75% dos registros de bronquiolite em crianças menores de dois anos.
O imunizante foi incorporado recentemente ao calendário vacinal pelo Ministério da Saúde. Segundo o diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Romildo Azevedo, a proteção ocorre ainda durante a gestação.
“Tomando a vacina, a grávida vai gerar anticorpos e passar para o feto. Depois do nascimento, o bebê continua protegido nos seis primeiros meses”, explicou. Ele destacou que as gestantes já podem procurar a unidade de saúde mais próxima a partir da 28ª semana.
A vacina contra o VSR passa a integrar o conjunto de imunizantes indicados para gestantes, que já inclui a proteção contra a gripe, disponível em qualquer fase da gestação, e a dTpa (tríplice bacteriana acelular), aplicada a partir da 20ª semana e que protege contra difteria, tétano e coqueluche.
Na UBS Pricumã, a gestante Stephany Tais aproveitou a ampliação da oferta para atualizar o cartão de vacina.
“Me cuidei na primeira gravidez e agora não é diferente. É um cuidado comigo e, principalmente, com meu bebê”, afirmou.
