Roraima começou a vacinar, nesta semana, profissionais de saúde da Atenção Primária contra a dengue. O estado deve beneficiar cerca de 4,2 mil trabalhadores, com 1,8 mil doses já entregues e novas remessas previstas. A ação faz parte da estratégia nacional do Ministério da Saúde, que visa proteger 1,2 milhão de profissionais da linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS).

A vacina utilizada é 100% nacional, de dose única e tetraviral, desenvolvida pelo Instituto Butantan. O público-alvo inicial inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, agentes comunitários de saúde e equipes multiprofissionais, além de recepcionistas, cozinheiros, motoristas e outros trabalhadores das unidades básicas de saúde (UBS).

“O início da vacinação protege profissionais que batem à porta, visitam residências, verificam criadouros do mosquito e atendem os primeiros casos de dengue”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A vacinação será expandida para a população geral de 15 a 59 anos no segundo semestre, conforme o aumento da produção da vacina pelo Instituto Butantan, com eficácia de 74,7% contra dengue sintomática e 89% contra formas graves.