A Prefeitura de Boa Vista deu início a um novo projeto de expansão da rede municipal de educação infantil com a assinatura de um contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), nesta semana, em Brasília. O acordo prevê a estruturação de uma parceria público-privada (PPP) para viabilizar a construção de até 34 escolas de ensino infantil na capital.
Segundo o prefeito Arthur Henrique (MDB), a medida representa o primeiro passo de um processo que deve culminar em um leilão no início de 2026. A consultoria técnica do projeto ficará sob responsabilidade da empresa Ernst & Young, que fará os estudos necessários. O modelo adotado permite que o investimento inicial seja feito pelo setor privado, enquanto o poder público assume a gestão pedagógica das unidades.
“É a primeira vez que a Prefeitura de Boa Vista está implantando uma parceria público-privada. Com esse projeto do BNDES, a gente vai conseguir captar recursos da iniciativa privada para construir, equipar, fazer a manutenção e conservação [dessas unidades]. A prefeitura segue responsável pela parte pedagógica [professores, merenda, gestão educacional]. A nossa ideia é ampliar o número de vagas no município”, explicou o prefeito.
O objetivo da parceria é ampliar a oferta de vagas para crianças de 0 a 5 anos, com a meta de zerar a fila de espera por creches e pré-escolas em Boa Vista. Segundo Arthur Henrique, a capital enfrenta um crescimento populacional acima da média nacional, o que pressiona diretamente os serviços públicos.
“É a maior expansão da nossa rede de ensino e um dos maiores investimentos em educação infantil realizados no país. Boa Vista é a capital com o maior crescimento anual da população e a gente precisa construir ainda mais creches. Esperamos que essa parceria desafogue a demanda de hoje, para que possamos atender o que está previsto no Plano Nacional de Educação [PNE], que é universalizar e garantir que todas as crianças tenham acesso a uma creche pública, em uma projeção de dez anos”, afirmou.
Desde 2021, a Prefeitura de Boa Vista já entregou mais de 30 escolas e creches entre construções e ampliações. Atualmente, outras quatro unidades estão em fase final de obras, e mais seis escolas integram um novo pacote de construções anunciado recentemente.
A expectativa da gestão municipal é que, com o apoio da estruturação do BNDES e a parceria com a iniciativa privada, Boa Vista consiga consolidar um novo modelo de expansão da rede de ensino infantil sem comprometer o orçamento da prefeitura.
