A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/RR) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (2), a Operação Sucursal, com o objetivo de desarticular o esquema de tráfico de drogas operado pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) no varejo, em diferentes regiões de Roraima.
A investigação identificou 17 integrantes da facção atuando como gerentes de pontos de venda de drogas, conhecidos como “lojinhas”. Os locais funcionavam de forma coordenada, comercializando principalmente crack, droga de alto poder destrutivo, além de substâncias sintéticas como a K9, também chamada de “droga zumbi”.
De acordo com a FICCO, mesmo após prisões, o grupo criminoso rapidamente substituía os gerentes para manter a rede ativa. Um episódio em novembro de 2024 revelou esse padrão: um suspeito foi preso transportando 14 celulares destinados a novos operadores. A análise dos dispositivos revelou contabilidade detalhada, vídeos, registros manuscritos e evidências da estrutura burocrática da facção em Roraima.
A Operação Sucursal é um desdobramento da Operação Franchising, realizada em 6 de novembro de 2024, que apontou a adoção de um modelo de “franquias” do tráfico pelo PCC, semelhante ao usado em São Paulo. Esse sistema facilita a distribuição rápida e centralizada de drogas em dezenas de locais do Estado.
Além do tráfico, os alvos da operação possuem antecedentes por homicídios, estupros (inclusive coletivo), roubos, corrupção de menores e outros crimes graves. Ao todo, o grupo é investigado por mais de 100 crimes. Eles devem ser indiciados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e participação em organização criminosa, com penas que podem ultrapassar 30 anos de prisão.
Segundo a FICCO, a operação representa um esforço para enfraquecer a base financeira e logística do PCC em Roraima e contribuir para a redução dos índices de criminalidade no Estado.
A FICCO é formada por integrantes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) e Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp).
