Roraima foi apontado como destino promissor da pesca esportiva no Brasil pelo Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo (BIMT), divulgado pelo Ministério do Turismo durante a Fishing Show 2025, maior feira do setor na América Latina, realizada no fim de agosto, em São Paulo.

O documento identificou 202 destinos de pesca em 18 estados e no Distrito Federal. No caso de Roraima, a região da bacia do Rio Branco foi destacada, com destaque para os rios Uraricoera, Tacutu, Mucajaí, Anauá e Catrimani, especialmente nos municípios de Caracaraí e Rorainópolis.

O diretor do Departamento de Turismo (Detur) da Secretaria de Cultura (Secult), Bruno Muniz, afirmou que o boletim valoriza o trabalho conjunto entre o Estado e os municípios, e citou o Torneio de Pesca Esportiva do Tucunaré, realizado em Caroebe, como exemplo de evento consolidado no calendário nacional.

A publicação aponta como principais espécies de interesse o tucunaré-açu, o jaú e a pirarara, com períodos ideais para a pesca de janeiro a março e de setembro a dezembro. A estrutura turística inclui hotéis, pousadas e barcos-hotéis, voltados a atender pescadores de várias regiões.

Segundo o boletim, o turismo de pesca envolve 9 milhões de praticantes no país, sustentando uma rede de 3 mil pesqueiros, 1.700 meios de hospedagem e gerando mais de 200 mil empregos diretos e indiretos. O documento também reforça o potencial da pesca esportiva para o desenvolvimento econômico sustentável.