Instituições de ensino e saúde de Roraima já podem se inscrever para participar do maior edital dos últimos dez anos do Ministério da Saúde voltado à formação de especialistas para o SUS. O edital, aberto na quinta-feira (18), disponibiliza 4 mil bolsas para programas de residência médica e multiprofissional. Roraima está entre os estados que terão prioridade na distribuição dessas vagas.
A seleção é destinada a universidades e hospitais federais, instituições públicas estaduais e municipais, além de entidades privadas sem fins lucrativos. O prazo de inscrição vai até 20 de outubro, pelo sistema SIG-Residências.
Serão oferecidas 3 mil bolsas para residência médica, em áreas como anestesiologia, radiologia e cirurgia oncológica, e mil bolsas para outras áreas da saúde, como atenção à saúde da mulher, saúde mental e enfermagem obstétrica.
O investimento total será de R$ 1,8 bilhão em 2025, segundo o Ministério da Saúde — um aumento de 32% em relação a 2023. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde (Pró-Residência).
De acordo com o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, o objetivo é reduzir desigualdades regionais e fortalecer o SUS nas regiões historicamente com menos cobertura de especialistas.
“Essa é uma iniciativa fundamental dentro do programa Agora Tem Especialistas, pois permite que instituições interessadas em criar programas de residência contem com bolsas para os residentes”, explicou.
O edital prevê ainda que programas já existentes também podem ampliar o número de vagas, desde que passem por avaliação das comissões nacionais responsáveis.
