Quatro pessoas foram detidas por militares do Exército Brasileiro durante ações da Operação Catrimani II, na região de Aracaçá, dentro da Terra Indígena Yanomami (TIY), em Roraima. As prisões ocorreram na última semana, durante o reforço das ações de combate ao garimpo ilegal na área. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (11).
Entre os detidos estão três homens e uma mulher, sendo três brasileiros e um venezuelano. Eles foram transportados por um helicóptero H-60L Black Hawk e dois aviões C-98 Caravan, todos da Força Aérea Brasileira (FAB), até a Base Aérea de Boa Vista.
De lá, os suspeitos foram levados pela Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), com apoio da Polícia do Exército, até a sede da Polícia Federal (PF), onde foram entregues para os procedimentos legais. Com um dos envolvidos, foram apreendidos dez gramas de minério e uma balança de precisão.
A Operação Catrimani II é coordenada pela Casa de Governo de Roraima, em cumprimento à Portaria nº 5.831, de 20 de dezembro de 2024, do Ministério da Defesa. A ação reúne forças federais e estaduais para combater o garimpo ilegal, crimes ambientais e ilícitos transfronteiriços na Terra Indígena Yanomami.
