O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu a licença de operação para a linha de transmissão que liga Manaus (AM) a Boa Vista (RR), autorizando oficialmente o funcionamento do chamado “linhão de Roraima”.
Com isso, o Estado passa a ser conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN), encerrando o ciclo como o único estado brasileiro ainda isolado da rede elétrica.
A licença será publicada no Diário Oficial da União ainda nesta semana. A autorização ocorre 14 anos após o leilão do empreendimento, realizado em 2011, e marca a conclusão de uma das obras mais importantes da infraestrutura energética do país.
A linha de transmissão tem 721 quilômetros de extensão e foi construída pela concessionária Transnorte Energia, formada pela Alupar (51%) e Eletronorte (49%).
Segundo técnicos envolvidos no processo, os primeiros testes de carga — para verificar a capacidade da infraestrutura de operar em alta tensão — devem começar logo após a publicação da licença.
A inauguração oficial da obra está prevista para este ano, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A participação do chefe do Executivo foi articulada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que atuou para garantir a liberação da licença ainda neste mês.
Com informações da Folha de S. Paulo