A Polícia Civil de Roraima prendeu em flagrante, na segunda-feira (16), um homem de 45 anos suspeito de abusar do enteado, uma criança de dez anos diagnosticada com transtorno do espectro autista (TEA). A prisão ocorreu na sede do município de Rorainópolis, no sul do estado. As informações sobre o caso foram divulgadas na noite desta terça-feira (17).

De acordo com o delegado Rick da Silva e Silva, a denúncia foi registrada pelo tio da vítima na noite de domingo (15). Segundo as diligências, o menino mora com a mãe e o padrasto, mas recebe ajuda constante dos avós maternos, que residem nas proximidades.

No dia 15 de fevereiro, a criança estava na casa da avó quando se dirigiu sozinha à oficina do investigado, localizada a cerca de 200 metros. Ao retornar, apresentou sinais de desconforto que chamaram a atenção da família, motivando a procura imediata da delegacia.

A equipe da Seção de Investigação e Operação (Siop) realizou diligências e localizou o suspeito, que foi preso em flagrante. Ele negou as acusações. A mãe da vítima foi intimada e confirmou o relacionamento com o investigado, afirmando não ter conhecimento dos fatos.

A criança foi encaminhada para atendimento especializado e incluída na rede de proteção, permanecendo sob os cuidados da avó.

Durante audiência de custódia, realizada nesta terça-feira, a Justiça homologou a prisão em flagrante e a converteu em preventiva. O magistrado destacou o risco à vítima, a convivência domiciliar com o suspeito e a vulnerabilidade extrema da criança. Também foi determinada a coleta de material biológico do investigado para inserção no banco nacional de perfis genéticos.

“A pronta atuação da equipe de Rorainópolis foi essencial para a adoção imediata das medidas judiciais e proteção da vítima”, destacou o delegado.