A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem de 48 anos nesta sexta-feira (10), em Boa Vista, transportando 11,6 quilos de ouro escondidos em um veículo. A abordagem ocorreu no km 491 da BR-174, durante uma fiscalização de rotina.
Segundo a PRF, o ouro estava dividido em 20 barras maciças e foi localizado em compartimentos ocultos do veículo. A estimativa é que o material apreendido esteja avaliado em R$ 8 milhões, com base na cotação atual do mineral.
A ação faz parte do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano AMAS), do governo federal, que reúne diferentes órgãos no combate a crimes ambientais, ao garimpo ilegal e ao tráfico em áreas protegidas da Amazônia Legal.
De acordo com a PRF, essa foi a terceira grande apreensão de ouro feita recentemente no âmbito do plano. Duas delas aconteceram em Roraima, o que, segundo a corporação, reforça o papel do Estado como rota importante de escoamento do ouro extraído ilegalmente.
A suspeita é que o ouro apreendido nas três ocorrências tenha origem em garimpos ilegais situados em terras indígenas e unidades de conservação. Ao todo, a PRF já retirou de circulação mais de 150 kg de ouro no escopo do Plano AMAS, o equivalente a mais de R$ 100 milhões.
