A Guarda Civil Municipal (GCM) de Boa Vista intensificou a fiscalização contra a cobrança irregular de estacionamento em espaços públicos da cidade. A ação tem como alvo a atuação de flanelinhas e lavadores de carro que exigem pagamento por vagas em vias públicas, especialmente na área central da capital.

Segundo o inspetor Weyderlon Alves, coordenador de Policiamento e Vigilância da GCM, todas as guarnições em serviço estão orientadas a abordar esse tipo de situação para garantir a ordem, a segurança da população e o uso correto dos espaços urbanos.

A Ronda Comercial atua com frequência nas avenidas de grande fluxo, como a Jaime Brasil, onde já foram recolhidos objetos usados para reservar vagas irregularmente — entre eles, baldes, papelões e até arma branca.

As práticas podem configurar crimes como extorsão e constrangimento ilegal. Denúncias podem ser feitas diretamente à GCM pelo número (95) 98414-4413.

Durante eventos de grande porte, a fiscalização também remove materiais como cones, fitas e caixas utilizados para “marcar” estacionamentos. Os envolvidos são orientados a buscar formas legais de trabalho.