Os candidatos inscritos no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) poderão acessar, a partir das 18h (hora de Brasília) desta segunda-feira (22), os cartões de confirmação de inscrição com os locais das provas objetivas. O concurso será realizado em 5 de outubro, e Roraima confirmou a participação de 4.833 candidatos na segunda edição do certame.
O cartão estará disponível na Página de Acompanhamento da Fundação Getulio Vargas (FGV), organizadora do concurso. Para acessar, o candidato deve informar o número do CPF e a senha cadastrada na conta Gov.br. O documento traz número de inscrição, data, horário e local da prova, além de informações sobre atendimento especializado e uso de nome social, se for o caso.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) recomenda que o cartão seja impresso e levado no dia da prova, para facilitar a localização da sala e a identificação do candidato.
Perfil dos candidatos de Roraima
Do total de inscritos em Roraima, 60,7% são mulheres (2.934 candidatas) e 39,2% são homens (1.898 candidatos). Uma pessoa optou por não informar o gênero.
Provas em duas etapas
A primeira fase do concurso acontece em 5 de outubro, com provas objetivas para todos os cargos. A segunda etapa, com provas discursivas, será realizada em 7 de dezembro, exclusivamente para candidatos habilitados na etapa anterior. O cartão com o local da segunda fase estará disponível a partir de 1º de dezembro.
Para cargos de nível superior, as provas serão aplicadas das 13h às 18h. Já os cargos de nível intermediário terão provas das 13h às 16h30. Os portões serão fechados às 12h30 (hora de Brasília).
Concurso oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais
O CNU 2025 oferece 3.652 vagas em 32 órgãos e entidades federais. Do total, 25% são destinadas a pessoas negras, 5% a pessoas com deficiência (PcD), 3% a indígenas e 2% a quilombolas. Mais de 250 mil candidatos concorrem por meio dessas cotas previstas em lei.
No total, o concurso teve 761.528 inscrições confirmadas, com destaque para as regiões Sudeste e Nordeste. A Região Norte registrou 84.651 inscritos. Conhecido como o “Enem dos Concursos”, o CNU unifica processos seletivos e busca ampliar o acesso ao serviço público em todo o país.
Com informações da Agência Brasil
