Boa Vista enfrenta um mês com chuvas acima da média. O volume acumulado já chegou a 469,2 mm, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), superando a média histórica de 308 mm para o período, de acordo com o Inmet.

O excesso de água tem elevado o nível do rio Branco, que alcançou 7,87 metros — apenas 13 centímetros abaixo da cota de alerta. Com isso, a drenagem urbana tem sido pressionada, provocando alagamentos em diversas áreas da cidade.

A prefeitura atua com a “Patrulha da Chuva” na desobstrução de canais, suporte à população e monitoramento de áreas críticas.

“Estamos acompanhando de perto a situação e agindo para minimizar os impactos”, afirmou o prefeito Arthur Henrique (MDB).

Flávia Cantanhede, da Defesa Civil, alertou que há previsão de mais 150 mm de chuva nas próximas duas semanas. Segundo Luís Felipe, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), o cenário é agravado por fatores naturais e antrópicos, além da influência do La Niña.

Boa Vista já solucionou 36 pontos de alagamentos e ampliou a rede de drenagem em quase 48 km. A prefeitura segue com obras em andamento para reduzir os transtornos causados pelas chuvas.