A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) busca fortalecer as relações econômicas entre o Brasil e a Guiana. O tema foi debatido nesta quinta-feira (30) em reunião entre o presidente do Legislativo estadual, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), a presidente da Câmara de Comércio Brasil-Guiana, Ilaine Hens Dias, e representantes do setor privado.
O encontro tratou de entraves logísticos enfrentados por transportadores de cargas de Roraima, do reconhecimento da Câmara de Comércio como instituição de utilidade pública e de possíveis soluções para ampliar o fluxo comercial com o país vizinho.
Soldado Sampaio destacou que é necessário superar burocracias por parte do governo guianense para destravar o comércio bilateral.
“A Guiana precisa fazer a parte dela, assim como nós a nossa. Estamos falando de importação e exportação mútua, turismo e de tudo o que possa estreitar esse relacionamento”, afirmou. O parlamentar adiantou que a Assembleia pretende promover uma audiência pública ou seminário com a participação de autoridades brasileiras e guianenses.
Para Ilaine Hens Dias, o momento é propício para o avanço econômico conjunto.
“Acreditamos ser essencial a união entre empresários e instituições públicas, para trabalharmos pelo crescimento, geração de renda e melhoria da logística entre as nações”, disse.
O presidente da Coopertan, Dirceu Lana, acrescentou que empresas de transporte de Roraima enfrentam dificuldades para atuar na Guiana devido à ausência do “permiso complementario”, documento necessário para circular no território guianense.
“Precisamos resolver esses entraves para manter a parceria e garantir uma convivência harmônica”, afirmou.
