MUNDO

Vulcão descoberto em Marte pode estender a exploração no planeta

Os pesquisadores descobriram um vulcão gigante em Marte que pode esconder uma grande geleira abaixo da superfície. Anunciada na 55ª Conferência de Ciência Lunar e Planetária em The Woodlands, EUA, a descoberta da estrutura geológica poderá abrir novos caminhos para a exploração do planeta.

Apelidado de “Noctis”, este vulcão tem 9.022 metros de altura e 450 km de largura. Sua existência foi notada quase por acidente, enquanto pesquisadores analisavam dados de diversas missões a Marte, incluindo “Mariner 9”, “Mars Odyssey”, “Mars Express”, entre outras missões.

Foi descoberto que “Noctis” está ativo no planeta há muito tempo, mas não podem confirmar se voltará a ficar ativo. Eles acreditam que as cinzas vulcânicas podem esconder uma grande camada de gelo abaixo da estrutura. Isso o torna um novo lugar para procurar vida e um destino potencial para futuras explorações humanas e robóticas.

De acordo com Pascal Lee, autor do estudo e cientista planetário do Instituto Seti e do Instituto Mars: “Como o gelo ainda pode ser preservado perto da superfície na região equatorial relativamente quente de Marte, este local parece muito atraente para as atividades de exploração de robôs e humanos.

Os experimentos no Planeta Vermelho começaram em 1971 e em pouco tempo foi detectada atividade vulcânica em 20 estruturas no território. Há alguns anos, um grande lago foi descoberto sob o gelo no Pólo Sul de Marte, possivelmente devido à atividade vulcânica subterrânea.