BRASIL

Onda de calor atingi diversos estados do Brasil, confira

A onda de calor que fez disparar os termômetros e fez com que as cidades batessem os recordes de temperatura de março no final do verão, especialmente no Centro-Sul, só deverá deixar o país no outono. Segundo a empresa meteorológica Climatempo, a previsão é que esta situação se prolongue até quarta-feira, dia 20, que é o início da nova temporada.

Em algumas capitais, as temperaturas podem até cair repentinamente. As ondas de calor são geradas por congestionamentos atmosféricos causados ​​por grandes sistemas de alta pressão atmosférica, conforme definido pelo Climatempo.

O resultado são muitos dias consecutivos de temperaturas que chegam a 5°C acima da média, colocando em risco a saúde humana. A onda de calor que o país atravessa entra na sua segunda fase. Isso ocorre porque o centro de alta pressão atmosférica mudou gradualmente.

A primeira parte, segundo o Climatempo, acontece de 11 a 15 de março. Os principais afetados são os municípios do oeste e sul de Mato Grosso do Sul, além da parte oeste dos estados do Sul. Com o deslocamento do centro do ciclone do sul em direção a São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a onda abriu sua segunda fase no sábado, dia 16, durando até quarta-feira, 20.

As áreas com calor mais intenso ficam especialmente nas cidades do Sudeste e Centro-Oeste. Na previsão bimestral do Climatempo, é possível observar queda de temperatura nas capitais dos principais estados afetados pela onda. Os do Sudeste sofrerão uma queda acentuada entre quinta-feira, 21, e sexta-feira, 22.

Na capital paulista, o quarto colocado deve ter temperatura máxima de 32°C e mínima de 23°C. Quinta-feira, 32°C e 24°C. Na sexta-feira, as temperaturas caíram acentuadamente com máxima de 24°C e mínima de 19°C. Em Vitória, capital do Espírito Santo, as temperaturas na quarta-feira ficaram entre 24°C e 36°C. Quinta-feira, 25°C e 36°C. Sexta-feira, 24°C e 28°C. Na capital mineira, Belo Horizonte, a previsão é de quarta-feira de temperatura máxima de 32°C e mínima de 22°C. Quinta-feira, 33°C e 22°C. Na sexta-feira, a temperatura máxima é de 26°C e a mínima é de 21°C.