O Ministério da Educação (MEC) está investindo R$ 237,3 milhões em Roraima, entre os anos de 2023 e 2027, para a melhoria e ampliação da infraestrutura da educação básica. Os recursos são provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

De acordo com o MEC, o montante está sendo aplicado em cinco obras voltadas à construção ou à conclusão de escolas e creches no estado. Além das obras físicas, o investimento possibilitou a aquisição de quatro ônibus escolares para reforçar o transporte de estudantes da rede pública.

Segundo o ministério, esta é a primeira vez que a educação básica é contemplada pelo Novo PAC desde a criação do programa, o que amplia o alcance das ações federais voltadas à estrutura educacional nos estados.

Permanência escolar

O investimento em infraestrutura ocorre em paralelo a políticas de incentivo à permanência dos estudantes na escola. Em Roraima, o programa Pé-de-Meia beneficiou 15,5 mil estudantes em 2025, o equivalente a 58,1% dos alunos das redes públicas do estado.

Após a implementação da política, a taxa de abandono escolar no ensino médio em Roraima caiu de 4,7% em 2023 para 3,8% em 2024, segundo dados do MEC.

Ensino em tempo integral

Por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), entre outubro de 2025 e janeiro de 2026, Roraima recebeu R$ 4,2 milhões para fomentar 833 novas matrículas em tempo integral.

Os repasses reforçam as ações do programa Escola em Tempo Integral, que presta assistência técnica às redes de ensino para a implementação de currículos e políticas de educação integral.