A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) localizaram, na noite de quarta-feira (4), um ponto de processamento irregular de minério nas proximidades da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, na região oeste de Roraima. As informações foram divulgadas pela PRF nesta quinta-feira (5).

A área foi encontrada em pleno funcionamento, com o uso de substâncias consideradas de alto risco à saúde humana e ao meio ambiente para a filtragem de ouro. A operação ocorreu próximo ao km 130 da BR-401, no município de Bonfim.

Segundo a PRF, a equipe chegou ao local após informações levantadas pelo serviço de inteligência, que monitorava a ocorrência de atividades irregulares na região. Durante a abordagem, um homem de 53 anos foi preso.

No local, os agentes apreenderam cerca de uma tonelada de minério, além de equipamentos utilizados no processamento do material. Também foi constatado o uso de cianeto, substância altamente tóxica empregada no beneficiamento do ouro.

A propriedade onde funcionava a estrutura foi embargada pelo Ibama. O suspeito e o material apreendido foram encaminhados à Polícia Federal, que ficará responsável pela investigação do caso.