O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) anunciou, na quinta-feira (15), o início do processo de desativação das usinas termelétricas que eram utilizadas para o fornecimento de energia elétrica em Roraima. A decisão foi tomada durante a primeira reunião do grupo realizada neste ano.
A medida ocorre após a entrada em operação comercial da linha de transmissão em 500 quilovolts que interliga Boa Vista ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Até então, Roraima era o único estado do país que não fazia parte do sistema, dependendo exclusivamente da geração local.
Com a interligação, a energia produzida em outras regiões do Brasil passou a abastecer o estado, ampliando a segurança do suprimento eletroenergético. Esse cenário permitiu a autorização para o início da retirada das termelétricas sob responsabilidade da distribuidora local.
Segundo o CMSE, além do reforço na segurança do fornecimento, a desativação das usinas deve contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a diminuição dos custos associados à geração de energia.
