Uma ação integrada das Polícias Civis de Roraima e do Maranhão resultou, no último domingo (4), no cumprimento de mandados de prisão contra um jovem de 27 anos considerado de alta periculosidade. Ele foi preso no município de Açailândia, no Maranhão. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (5).
O suspeito possui condenação criminal em Roraima pelos crimes de roubo e posse ilegal de arma de fogo. Contra ele havia mandado de prisão expedido pela Vara de Execução Penal do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). Além disso, também pesava um mandado de prisão preventiva decretado pelo plantão judiciário da Comarca de Açailândia, no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), onde ele é acusado de ser mandante de um homicídio.
A prisão foi coordenada pelo delegado Alexandre Matos, titular da Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter) da Polícia Civil de Roraima, com apoio da Delegacia de Homicídios de Açailândia, da Força Tática da Polícia Militar do Maranhão e da Agência Local de Inteligência do 26º Batalhão da PM maranhense.
Apesar de já ter condenação em Roraima, o jovem também é investigado pela Polícia Civil roraimense por crimes de roubo e extorsão qualificada cometidos em abril do ano passado, em Boa Vista. As ações criminosas ocorreram em uma casa de câmbio no bairro Pricumã e em uma residência no bairro Jóquei Clube.
Segundo as investigações, as vítimas foram mantidas em cárcere privado, sofreram ameaças graves e tiveram dinheiro, celulares e equipamentos eletrônicos roubados, além de serem obrigadas a realizar transferências bancárias via Pix. Nesse caso, o investigado teria atuado em conjunto com um comparsa.
O suspeito estava foragido do sistema prisional do Maranhão, circunstância que motivou a atuação conjunta das forças policiais dos dois estados.
