A Polícia Federal participou do resgate de uma turista brasileira que sofreu uma fratura exposta durante uma expedição no Monte Roraima, em uma área de difícil acesso na fronteira entre Brasil e Venezuela. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (15).

O pedido de apoio foi feito na quinta-feira (11) pelo Corpo de Bombeiros, que acionou a Polícia Federal diante da complexidade da operação e da necessidade de articulação internacional. A partir disso, a PF entrou em contato com autoridades brasileiras e venezuelanas para viabilizar os meios necessários ao salvamento.

Segundo as informações, a atuação conjunta resultou na autorização para o uso de um helicóptero do governo do Estado Bolívar, na Venezuela, fundamental para a retirada da vítima da área remota.

O resgate ocorreu em três etapas. Primeiro, houve deslocamento terrestre até o ponto de embarque do helicóptero. Em seguida, a turista foi transportada por via aérea até a cidade de Santa Elena de Uairén, na Venezuela. Por fim, ela foi levada por via terrestre até Boa Vista.

Com a articulação entre a Polícia Federal, o Corpo de Bombeiros, os ministérios das Relações Exteriores do Brasil e da Venezuela e autoridades locais venezuelanas, foi possível garantir atendimento médico adequado à vítima e seu retorno ao país.