A vereadora de Boa Vista Tuti Lopes (Podemos) morreu nesta quarta-feira (15), aos 41 anos, após enfrentar um câncer de ovário. A informação foi divulgada nas redes sociais da Câmara Municipal.

Maria Inês Maturano Lopes nasceu em 13 de janeiro de 1984, em Boa Vista. Advogada, ela era presidente estadual do Podemos Mulher em Roraima e filha do ex-deputado federal Édio Lopes. Deixa um filho.

Tuti Lopes foi eleita vereadora pela primeira vez em 2020 e reeleita em 2024. Era formada em Direito pela Universidade Paulista (Unip), em Brasília, e integrou a Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Roraima.

Ela se afastou das atividades parlamentares em novembro de 2022 para iniciar o tratamento contra o câncer e voltou à Câmara em 2023, quando foi recebida com aplausos pelos colegas.

Durante o período de afastamento, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), e pelo menos 15 vereadores rasparam a cabeça como gesto de apoio à parlamentar. A ideia surgiu durante uma sessão no plenário.

O corpo de Tuti Lopes deve ser sepultado neste sábado (18), em Mucajaí, município no sul de Roraima, onde a vereadora viveu até a adolescência. O velório está previsto para acontecer na Câmara Municipal de Boa Vista.