A Polícia Civil de Roraima deflagrou, nesta quinta-feira (18), a operação “Rota Dourada”, que investiga um esquema de desvio de combustível na Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed). Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos bairros Senador Hélio Campos, Laura Moreira e Pintolândia, todos na zona oeste de Boa Vista.

A investigação começou em julho, após denúncia formal da própria secretaria, que identificou irregularidades nos registros de abastecimento. Segundo a delegada Magnólia Soares, titular da Divisão Especial de Combate à Corrupção (Decor), mais de cem mil litros de combustível podem ter sido desviados em apenas um mês.

A suspeita é de que parte do combustível tenha sido destinado ao abastecimento de atividades de garimpo ilegal. Durante a operação, foram apreendidos celulares, eletrônicos, motocicletas, dinheiro em espécie e objetos de luxo. Alguns desses bens são considerados incompatíveis com a renda dos investigados.

“A secretaria detectou o desvio e trouxe informações fundamentais para que conseguíssemos rastrear os abastecimentos e identificar onde eles foram feitos”, afirmou a delegada.

Um dos investigados ficará sob monitoramento eletrônico, por determinação judicial. O inquérito segue em sigilo, e novas diligências serão realizadas.