Haylan Maik de Sousa, de 26 anos, foi preso nesta quinta-feira (11), no Distrito Federal, por envolvimento no furto de aproximadamente R$ 1 milhão em joias de uma loja em um shopping de Boa Vista. O crime ocorreu em maio, e Haylan estava foragido com mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça de Roraima.
O suspeito foi capturado por equipes da Polícia Militar de Goiás, no bairro Samambaia Norte, onde estava escondido. A prisão foi feita por militares do 52º Batalhão da PM de Santo Antônio do Descoberto (GO), cidade onde Haylan e outros integrantes da quadrilha conhecida como “Piratas dos Shoppings” têm origem.
A quadrilha é especializada em furtos a joalherias e lojas de eletrônicos em centros comerciais de diferentes estados. Em maio, em Boa Vista, Haylan e um comparsa desligaram o sistema de alarme e câmeras de segurança da loja, arrombaram o cofre e deixaram o shopping pela manhã, se passando por clientes.
Em junho, ele chegou a ser preso em Sergipe após tentativa de furto em outro shopping, mas acabou sendo liberado antes do cumprimento do mandado de prisão expedido em Roraima. Agora, foi levado à 26ª Delegacia de Polícia, no DF.
