A rede municipal de ensino de Boa Vista iniciou nesta semana a implementação do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae-RR. A ação visa promover a educação empreendedora entre estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental, por meio de atividades práticas, lúdicas e alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O programa será desenvolvido dentro do componente curricular de “Matemática Financeira e Empreendedora”, com uma aula semanal de 50 minutos. Ao todo, 780 alunos de quatro escolas municipais serão beneficiados nesta etapa.

Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Lincoln Oliveira, a iniciativa prepara os alunos para os desafios do futuro.

“As crianças terão oportunidade de aprender a ser mais autônomas, inovadoras e encarar o mercado de trabalho com segurança”, disse.

As escolas atendidas são: Professora Glemíria Gonzaga Andrade (240 alunos do 6º ano), Newton Tavares (150), Hilda Franco de Souza (150) e Nara Ney de Araújo Santana (150 alunos do 6º ano e 90 do 7º ano).

A proposta inclui temas como sustentabilidade e robótica, com livros específicos: “Soluções Sustentáveis” (6º ano) e “Robótica Empreendedora” (7º ano). Professores receberão formação gratuita online de 20 horas pela plataforma do Sebrae.

A Secretaria de Educação será responsável pela seleção de docentes, organização pedagógica e realização da Feira de Soluções Sustentáveis, prevista para outubro.