A Polícia Federal prendeu, nesta sexta-feira (5), em Boa Vista, um homem investigado por integrar um grupo internacional de compartilhamento de imagens de abuso sexual infantil. A ação faz parte da Operação Atenea e envolveu o cumprimento de mandado de prisão preventiva.

De acordo com a PF, o grupo operava por meio de um aplicativo de mensagens instantâneas e era formado por usuários de várias nacionalidades, com foco na disseminação de imagens e vídeos contendo cenas de violência sexual contra crianças e adolescentes.

A corporação explicou que, apesar de a legislação brasileira ainda utilizar o termo “pornografia” (art. 241-E do Estatuto da Criança e do Adolescente), a terminologia mais adequada é “abuso sexual” ou “violência sexual de crianças e adolescentes”, por refletir com maior precisão a gravidade dos crimes cometidos.

A Polícia Federal também alertou pais e responsáveis sobre a importância de orientar e monitorar os filhos no ambiente virtual, observando comportamentos como isolamento repentino e segredo no uso de celulares e computadores, que podem indicar situações de risco.

A corporação reforçou ainda que a prevenção é a melhor forma de proteção. “A informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas”.